Enfim, FÉRIAS CHEGANDO! (Pelo menos pra mim, se pra vocês não, aí cada um com seus corres, né?) - e pra quem curtiu a seleção da postagem passada, segue a parte 2, conforme prometido!
Esta foi uma das motivadoras da série de postagens. Além da música original também ser um hit dançante (que inclusive rendeu várias paródias), esta versão hard rock surpreendeu a mim e a vários ouvintes da Radio Rock ressucitada. Diga-se de passagem, o Halestorm tem um projeto chamado ReAnimate, cuja proposta é fazer covers de suas principais influências e dos sucessos vigentes à época da gravação, o que inclui de Temple of the Dog e AC/DC a Lady Gaga (!) - tá dada a dica!
Tem alguns memes da internet que simplesmente ninguém sabe qual é a deles; como surgiram, porque fizeram sucesso, porque são engraçados, etc. O Nyan Cat é um exemplo disso: não dá pra explicar pra uma pessoa "normal" porque um vídeo de 10 horas de nyanyanyanya em Si maior (obs.: "nya" é o equivalente japonês do nosso "miau") é legal e engraçado. Mas este saxofonista de jazz independente conseguiu transformar esta música grudenta em um melô digno de noitada em motel com o amorzinho do coração... huuummmmm!!!
Falei dos ska covers na postagem passada. E este foi o primeiro que ouvi e que me despertou interesse para o estilo musical que mais tarde seria definido como skacore. A galera do skate e do roller certamente curtiu muito esta vibe nos anos 90 e que, mesmo vista como demodê ou datada, ainda balança pesado em alguns redutos de SP.
Desnecessário se alongar sobre este hino gótico dark. O fato é que muitas das novas bandas de metal gótico que bombaram entre 2002 e 2005 foram muito influenciadas pela geração dark oitentista. Acredito que esta música marca e sintetiza a união entre a velha e a nova geração do estilo.
Sim, eu postei um samba. Ou um pagode, se preferirem. Um pagode que foi transformado em blues, diga-se de passagem. O que dá um ar de "ressaca na manhã seguinte" à interpretação maravilhosa deste dueto. Uma versão "compreensível", inclusive. Nenhum preconceito contra o pagode, claro. Mas há que se assumir que fica difícil ouvir a letra na voz enrolada do Zeca após umas 10 garrafas de cerveja...
Na verdade, a música original é a canção folk tradicional russa Korobeiniki, que por sua vez é uma adaptação do poema homônimo de Nikolai Nekrasov. Hirokazu Tanaka foi quem fez a versão 8-bit desta música como trilha sonora daquele que é, para alguns, o jogo eletrônico mais viciante de toda a história, ou seja: o avô do nosso Candy Crush. E, é claro, esta música já foi regravada milhares de vezes no mundo todo. Tem até um ska cover interessantíssimo dela. Mas escolho esta versão "putz-putz" porque nela a música original é usada como tema ou base, e é a partir dela que se desenvolve a mixagem. Um bom exemplo da relação tema x rema na música. E em um electro! Quem disse que poperô não é arte? Tá aí mais um exemplo da influência dos games fora do universo geek!
O primeiro grande sucesso do Toy Dolls foi Nellie the Elephant, uma versão punk de uma inocente cantiga de roda infantil. Eis a origem das regravações guitarreadas de sucessos populares ou músicas infantis feitas hoje por bandas de hardcore, heavy metal ou trash revival. E o Toy Dolls é tão especialista nesse tipo de tosqueira que pode até regravar um ex-menudo e a galera vai curtir, porque é o Toy Dolls e pronto, mano! Não tem o que discutir!
8. Raimundos - Nana neném (canção popular - dispensa versão original)
Falando em tosqueiras, acho que esta foi a maior loucura que o Raimundos já fez! E olha que, mesmo apenas tendo sido feita para um comercial de chinelos infantis da Rider, ficou uns 2 meses no topo das mais pedidas da Brasil 2000! E, afinal, não é bizarro imaginar o Rodolfo tentando fazer uma criança dormir "no grito"?
E é esta que fecha a nossa playlist do mês! Onde e como quer que passem o Natal e o Ano Novo, seja na praia ou no sítio, na gringa ou em casa, com os amigos ou com a família, espero MESMO que ele seja muito bom para todos nós! Com muita informação e humor de qualidade! Quem curtiu, não esqueça de dar feed no site, curtir a página no Facebook e me seguir no Twitter!
E que venha 2014, mesmo que seja só mais um ano, um dia na vida, uma gota no oceano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário